terça-feira, 14 de abril de 2015

Dinâmica Bullying

 

  As dinâmicas surgiram a partir da necessidade de se trabalhar esse assunto na escola, onde fatos envolvendo alunos e bullying são constantes devido aos próprios agressores já terem sofrido violências (física, social ou psicológicas) em outros contextos, como o familiar por exemplo.
   
                            O que é o Blullying - Histórico

-O bullying é um tipo de violência que se caracteriza por ser intencional, continua e de carácter físico, social e/ou psicológico sobre um ou mais indivíduos.
A primeira pessoa a estudar o bullying foi o Professor Dan Olweus, da Universidade de Bergen (1978 a 1993), na Noruega.
 -O bullying ocorre em qualquer lugar, data e hora e surge a partir do momento em que alguns alunos (no caso escolar) adquirem certo tipo de poder sobre outros e caracteriza-se pela adoção, para com os seus colegas, de atitudes agressivas sem motivo aparente. Qualquer pessoa pode ser vítima ou praticar bullying.
-Segundo alguns investigadores, os casos de bullying não se resumem a conflitos acidentais mas a situações de carácter contínuo, que geram consequências a vários níveis tanto para a vítima quanto para a comunidade escolar pelo clima de insegurança (eu posso ser o “próximo”). Mas há também tendência a registarem-se quebras no rendimento escolar.
-O bullying é uma disciplina da violência e, dentro desta, vale tudo, sendo cada vez mais comum os alunos mais velhos e com maior popularidade intimidarem os mais novos, uma vez que estes são, à priori, vítimas fáceis: não são tão populares nem física e psicologicamente tão resistentes.
-Porém, o bullying não ocorre unicamente nas escolas, atuando em todos os locais onde as pessoas interajam, como é o caso do local de trabalho e da Internet [o chamado cyber-bullying], entre outros.

Fonte: https://sites.google.com/site/bullyingemportugal/

    O trabalho em nossa Etec foi idealizado pela professora Maria Carolina Viccari nos dois anos em que esteve como coordenadora do ETIM e já atingiu todas as salas nos anos de 2014 e 2015. A dinâmica se consiste em 2 vídeos de sensibilização e um bate papo onde os alunos podem expor suas dúvidas, comentar fatos e compartilhar experiências.
  Sabemos que é muito difícil mudar um comportamento tão arraigado, mas nossa intenção é provocar a reflexão sobre o tema. A ideia é ainda dar continuidade a esse trabalho!
    Confira abaixo as fotos:

   
 Alunos assistindo o vídeo.
 Bate-papo
Vídeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário