quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Projeto de Conscientização sobre a prática do Bullying

   O projeto que trata sobre a prática do Bullying na escola existe desde 2013 sob a coordenação da Orientadora Educacional Ângela M. F. Bicego e da professora de Artes Maria Carolina Viccari de Oliveira e nesse ano de 2016, o projeto também contou com idéias e parcerias da Biblioteca Ativa e da Ana Clara Pedersoli, aluna do terceiro ano do Ensino Médio, mostrando que o trabalho é construído coletivamente dentro do ambiente escolar.
     A dinâmica desse ano atingiu os 600 alunos do EM e ETIM mais 2 turmas do curso Técnico em Enfermagem e contou com diversas atividades, entre elas, músicas de artistas nacionais e internacionais que tratam sobre bullying, vídeos de sensibilização, contação de histórias reais de traumas sofridos por alunos e suas conseqüências drásticas, expressões artísticas (desenhos, frases etc), cartaz ilustrativo sobre o tema e uma mesa redonda conduzida por professores para discussão do tema. As atividades foram realizadas no ambiente da biblioteca com 20 alunos por vez para que houvesse maior aproximação entre todos para falarem sobre o tema.  A mesa redonda teve participação de 120 alunos e foi realizada no Salão de Eventos e teve como convidados os professores da área da Informática Viviana P. Zanela e Luis Fernando da Silva que responderam sobre os questionamentos feitos pelos alunos sobre o Bullying e Cyber-bullying.
   Os trabalhos realizados pelos alunos foram colocados no pátio da escola para apreciação da comunidade escolar e o resultado do projeto pode ser conferido abaixo com as fotos e os depoimentos de alguns alunos:


Gostaria de parabenizar as professoras Ângela e Carol pela iniciativa com o trabalho sobre o Bullying. A melhor parte foi que no final os alunos puderam se expressar, cada um de uma maneira, para que seus desenhos fossem expostos. Eu apoio essa idéia. E outros temas devem ser trabalhados como anorexia, bulimia, depressão etc, para que pelo menos em nosso ambiente de convivência todos tenham consciência de tais atos e que repassem adiante. É uma forma de ajudar quem já sofreu ou sobre Bullying, assim poderá se tornar forte  e lutar contra a causa...”
                                     Gabriela Facioli do Amaral (aluno do 2º ano do Ensino Médio)

“ Na minha opinião isso foi uma experiência ótima para todos. Com essa experiência entendi que o Bullying não é algo normal, é algo que causa muita revolta e sofrimento, agora sei que isso não é brincadeira, é crime!
                         Gabriel Pignolato Gafo (aluno do 1º ano do Ensino Médio)

Um projeto bem intencionado e muito válido que colaborou na compreensão do tema.. Tendo como objetivo o respeito pelas diferenças, acredito ser de fundamental importância o diálogo entre todos na escola. Essa foi uma experiência que deve ser repetida várias vezes..”
                                     Heloisa Viali (aluna do 1º ano do Ensino Médio)


    















Nenhum comentário:

Postar um comentário