terça-feira, 11 de outubro de 2011

Feira de Artes e Ciências

No dia o5/10/2011 realizamos na escola uma Feira que contemplava as seguintes disciplinas: Física, Química, Arte e Português. Os alunos de todas as séries participaram com experiências (químicas e físicas) e exposições de origamis e poemas concretos. Recebemos as visita de outras escolas e também de alunos de um projeto social de nossa cidade.
Os alunos puderam ver experimentos da área de física (mecânica, óptica, eletricidade e magnetismo); da área de química (reações químicas, densidades das misturas, solubilidade, indicadores ácidos-bases etc); participar das oficinas de origamis e conferir as "diferentes" formas dos poemas concretos. A feira foi um sucesso total! Parabéns a todos os alunos participantes e em especial às alunas do 2A.


dragão de origami


eletricidade gerada por batatas, maçãs e limões


pistões hidráulico e pneumático

Laboratório de química


alunos realizando experiências químicas


experiências...

circuitos elétricos


Luz negra

gerador de Van Der Graff


experiência com laser

alunas do 3C e alguns poemas concretos

exposição de origamis

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Oficinas de teatro




Além dos ensaios para as apresentações, promovemos oficinas com alunos que eventualmente vêem participar de uma vivência teatral, sem o compromisso de atuar nas peças. A oficina atrai os alunos porque eles podem "ver" como é uma aula de teatro. Claro que muitos acabam ficando, mas outros não conseguem frequentar, principalmente porque são de outras cidades (Brodowski e Altinópolis) e precisam voltar para a sua cidade.
As fotos mostram alunas realizando uma dinâmica, onde elas sentam em cadeiras e deitam uma no colo da outra. Depois essas cadeiras são retiradas pelos outros alunos e elas continuam na mesma posição se equilibrando.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Viagem cultural


pinacoteca

Oitenta e dois alunos e 4 professores do Ensino Médio participaram do passeio cultural na cidade de São Paulo neste sábado, 22 de agosto. O roteito consistia em visitar:
- Espaço cultural e educacional Catavento;
- Mercado Municipal;
- Museu da língua portuguesa;
- Pinacoteca;
- Fiesp- FILE (feira interncional de linguagens eletrônicas).
Foi uma experiência educativa fabulosa, onde todos participaram e contribuiram de forma satisfatória para o sucesso do passeio.
Parabéns alunos! Esperamos que no ano que vem tenhamos mais viagens
escalada- jogos de poder
profs. Sílvio e profa. Cidinha
File-manipulação permitida!

!

experiência de química- Catavento
alunos assistem a experiências de química
professor Sílvio com alunas do primeiro ano
alunos do primeiro ano
profs. Sílvio e profa. Maria Carolina com alunos
fachada do Catavento

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

A arte da colaboração


Estamos vivendo épocas difíceis, principalmente no ambiente escolar onde muitas mudanças precisam ocorrer. Valores como limites e respeito as regras necessitam voltar dentro e fora da sala de aula, mas para isso, nós professores, precisamos educar com o nosso exemplo. Não adianta exigirmos dos alunos se nós mesmos não cumprimos com horários, prazos, regras etc. Hoje não educamos seres subordinados e sim pessoas questionadoras que estão prontinhas para darem belos frutos, basta para isso adubarmos e regarmos na quantidade e no tempo certo.
Errar, todos erramos...mas é bom sabermos que nada nessa vida é definitivo e sempre há novas chances.
Avante professores, vamos exercer com dignidade nosso compromisso!

Sugestão de um filme inspirador:

"O sorriso de monalisa"

Sinopse: Katharine Watson (Julia Roberts) é uma recém-graduada professora que consegue emprego no conceituado colégio Wellesley, para lecionar aulas de História da Arte. Incomodada com o conservadorismo da sociedade e do próprio colégio em que trabalha, Katharine decide lutar contra estas normas e acaba inspirando suas alunas a enfrentarem os desafios da vida.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Dificuldades, anseios e expectativas

Fazer teatro na escola não é pra qualquer um. Tem que ter disposição, empenho e compromisso. Participar das oficinas é quase que um despojamento, ou seja, caem as máscaras e sobra somente quem se é e muitas vezes os adolescentes não querem ver quem são e menos ainda se expor aos outros "desconhecidos". Talves a dificuldade maior é vencer essa etapa: estar apto para descobertas e permitir que outras pessoas possam auxiliar no seu crescimento pessoal. Em alguns existe a vontade latente de querer fazer teatro, mas existem também os empecilhos: o que meus amigos irão pensar? tenho medo de fazer feio; sinto vergonha de falar na frente dos outros; e se eu errar?
O interessante é que sempre encontramos aqueles que querem correr o risco, pois sentem a necessidade de vivenciar essa experiência quase terapêutica. Teatro na escola é consolidar um grupo solidário e isso é um processo muito difícil. Os participantes devem abrir mão de suas idéias e aceitar a idéia do coletivo, o que muitas vezes geram discussões e impasses aparentemente inssolúveis mas que no fim, ccomo num conto de fadas, existe a varinha mágica que permite que o espetáculo aconteça. E que espetáculo!
E então o público (alunos, professores, pais e demais convidados) podem apreciar o resultado de um trabalho de um curto período, mas que se torna grande aos olhos de todos. Enxergamos além da peça, a transformação exercida em cada aluno. Nem sempre iremos ter mais alunos participantes do que antes, mas é certo que assistir a um espetáculo de qualidade produzido por um grupo de alunos e uma professora idealista pode ser uma forma de educar, de refletir e assim o teatro cumpre a sua função pedagógica.
Pela voz de poucos podemos educar muitos!