quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Debut no Teatro Municipal


Relatos de uma experiência marcante...
Para um grupo de alunos entre 14 e 17 anos integrantes do Grupo de Teatro do Industrial-Batatais apresentar a peça "Em sã consciência" (de autoria da professora Maria Carolina Viccari e "pitacos" dos alunos) era o grande sonho, dada a importância de vivenciar uma experiência em um palco com uma platéia de 510 lugares, sendo que muitos desses alunos não conheciam os bastidores e nunca subiram no palco do teatro.
Rafaela Rosa, aluna do 1º colegial e integrante do grupo diz que "a primeira vez que se vê o que existe atrás do palco e quando se atua nele, é realmente muito emocionante. É uma das melhores sensações". Lílian, 17 anos e aluna do 3º colegial comparou a sensação de estar em cena como “um salto de pára-quedas ou a subida de uma montanha-russa, quando você sabe que não tem mais volta” ou seja, abriu as cortinas, a adrenalina vai a mil e infelismente ou felismente não existe a possibilidade de fazer mais nada, a não ser curtir o momento e dar o melhor de si. Esse é o grande barato de ser um ator.
Através de projetos de teatro na escola é verificada a importância de vivenciar uma experiência estética e de valorizar a criatividade e a espontaneidade. Além de se trabalhar conteúdos educativos, fazer teatro também é uma forma de formar grupos, socializar, compreender a importância do outro, "todos nós, alunos de teatro, construímos um grande círculo de amizade e confiança", confidencia Vanessa Gonçalves.
O sucesso da realização deste projeto também se deve ao comprometimento dos alunos participantes que ensaiavam 5 horas semanais (fora as lidas no texto em casa) e contribuíram na construção das cenas e nos efeitos sonoros. Contamos também com os alunos que fizeram a parte técnica (iluminação e abrir e fechar as cortinas) que foram essenciais para o sucesso da apresentação.
É muito importante compartilhar a experiência e agradecer a todos que nos prestigiaram. A escola ETEC Antonio de Pádua Cardoso, na pessoa do diretor Luis Senju (grande incentivador deste projeto), aos professores, alunos e familiares e também a uma grande admiradora do nosso trabalho, Dona Beatriz Cardoso, filha do patrono de nossa escola.
A todos, nosso muito obrigado! E aguardem novas apresentações e um novo projeto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário